O que está buscando?

Sobre a Unidade

O Centro de Atividades Dr. Paulo de Castro Correia | SESI Santos iniciou suas atividades em 1986, através de convênio firmado com a Prefeitura Municipal. A unidade oferece soluções para as empresas industriais brasileiras por meio de uma rede integrada, que engloba atividades de educação, segurança e saúde do trabalho, cultura e qualidade de vida.

 

Patrono DR. PAULO DE CASTRO CORREIA

Paulo de Castro Correia nasceu na cidade de São Paulo em junho de 1918. Cursou medicina na Universidade de São Paulo. Em 1947, foi indicado para chefe de grupo de queimados do Hospital das Clínicas da Faculdade. Após viagem de especialização nos Estados Unidos, em 1949, foi indicado para chefe do grupo de cirurgia plástica e queimaduras.

Foi professor associado do curso de pós-graduação da faculdade de odontologia da USP, e também professor de cirurgia plástica da faculdade de ciências médicas da Santa Casa.

Ao lado do médico Durval Rosa Borges, criaram a Sociedade de Medicina Social e do Trabalho. Publicaram também a Revista “Medicina Social”. Com essas iniciativas ficou conhecido como um jovem médico que se interessava por problemas sociais.

Em 1946, elaborou um projeto por escrito para os serviços médicos assistenciais do SESI e foi contratado para trabalhar no serviço médico da Instituição, onde selecionava médicos, como também participava de todas as reuniões da diretoria e dos conselhos, regional e nacional do SESI.

Em 1951, assumiu a direção de todos os serviços assistenciais do SESI, onde predominava a assistência médica. Logo em seguida, recebeu o convite do vice-presidente da Federação das indústrias de dirigir todo o SESI, na função de superintendente.

Idealizou, construiu e dirigiu, durante 30 anos, o Hospital dos Defeitos da Face, em São Paulo. Publicou 6 livros, algumas dezenas de trabalhos científicos e mais de 2000 artigos de divulgação sobre temas médicos. Todas essas atividades foram paralelas ao serviço realizado no SESI, sempre exercendo também a função de cirurgião plástico, que perdurou por mais de 50 anos.

É o patrono do CAT do SESI de Santos.

Leia também