Projeto “Palavra-Identidade: ler e tecer” propõe reflexões sobre literatura e competências socioemocionais nas aulas de língua portuguesa
Por: Comunicação
28/08/202409:38- atualizado às 09:38 em 28/08/2024
O projeto “Palavra-Identidade: ler e tecer” é realizado com alunos do ensino médio do Centro Educacional SESI 087 e foi idealizado pela professora Grasielly Lopes. Desenvolvido semanalmente, o projeto convida os estudantes a participarem de aulas de língua portuguesa e literatura que se conectam às competências socioemocionais, fortalecendo a autoestima, estimulando o autoconhecimento e promovendo uma maior compreensão das experiências vividas. O objetivo é proporcionar aos alunos a oportunidade de ampliarem suas percepções sobre si mesmos e sobre o mundo ao seu redor.
A cada aula, por meio de leituras e debates literários, os alunos se dedicam à construção de seus próprios livros artesanais, registrando neles aspectos de suas identidades. O trabalho manual envolve a produção de todo o material feito à mão, unindo a criatividade e o aprendizado.
A professora explica que a ideia do projeto surgiu da necessidade de integrar o ensino da língua portuguesa e da literatura com o desenvolvimento das competências socioemocionais dos alunos, proporcionando um espaço onde eles possam se expressar e refletir sobre suas identidades de maneira criativa.
O projeto "Palavra-Identidade: ler e tecer" é um exemplo de como a educação pode ir além dos conteúdos tradicionais, proporcionando aos alunos a oportunidade de explorar suas próprias histórias e emoções. Ao unir literatura e bordado, os estudantes não apenas desenvolvem habilidades acadêmicas, mas também fortalecem suas capacidades socioemocionais, preparando-se para enfrentarem o mundo com mais autoconfiança e empatia. Esse tipo de iniciativa reforça a importância de um ensino que valoriza o ser humano em sua totalidade, cultivando mentes criativas e corações sensíveis.