O que está buscando?

.

Diminuir a massa corporal e emagrecer não são a mesma coisa.

 Por: Jeane Mendes | Professora de Atividades Esportivas
01/12/202014:47- atualizado às 11:24 em 08/12/2020

Muitas pessoas desanimam depois que passa um mês inteiro treinando na academia, pois depois desse tempo quando sobem na balança, percebem que ao invés de reduzir o peso corporal os números estão aumentando, mas na maioria das vezes isso não quer dizer que o exercício não está dando certo, pelo contrário.

A lógica dessa questão, é que nem sempre a balança é a melhor ou a única opção para mensurar os resultados, a balança pesa a massa corporal sem diferenciar a gordura do músculo. A balança também não identifica a retenção hídrica causada por aumento na ingestão de sódio, uso de corticoides, desidratação, entre outras alterações que podem influenciar no peso corporal total.

A balança não identifica quando você perde 1kg de gordura e ganha 1hg de musculo. Por isso, interpretar os números apenas através da balança não é assim tão simples e muitas vezes também não é satisfatório, pois a balança muitas vezes engana e não é o melhor parâmetro de avaliação. Portanto, a melhor recomendação para mensurar o resultado da pratica de atividade física é a realização de uma avaliação física, pois ela é mais completa e avalia diferentes questões que compõem sua composição corporal. Essa pode ser feita nas academias, profissionais de Educação Física ou outros profissionais da área da saúde como médicos e nutricionistas.

Independente dos números que a balança apresenta, cuidar da alimentação e praticar de exercícios físicos faz bem para saúde e para autoestima.

Leia também