O que está buscando?

SESI Santos apresenta novo projeto escolar: Eu me identifico aqui!

Com objetivo de abordar pautas diversas que mobilizam nossa sociedade e que estão presentes em pesquisas, debates, lives, trocas de experiências que fomentam a aprendizagem significativa em nossos estudantes.

 Por: Luiza Tralli
08/03/202315:01- atualizado às 15:01 em 08/03/2023

 

O Sesi contará com a presença de personalidades, ex alunos e pessoas incríveis para dividir com os alunos suas experiências e histórias de vida.

Conheça um pouco deles:

 


JAQUELINE GOES DE JESUS
BIOMÉDICA - MESTRE EM BIOTECNOLOGIA EM SAÚDE E MEDICINA INVESTIGATIVA E DOUTORA EM PATOLOGIA HUMANA EXPERIMENTAL

No Brasil, conhecemos o primeiro caso de Covid-19 confirmado no país e o nome de Jaqueline Goes de Jesus praticamente ao mesmo tempo. Isso porque a biomédica soteropolitana que na época tinha 30 anos coordenou a equipe que sequenciou o genoma do vírus em 48 horas, tempo recorde em relação a outros países.

A precisão e a agilidade foram essenciais para o estudo ganhar aplausos da comunidade científica – e além. Mas o fato de ter sido liderado por uma mulher negra e nordestina fez com que as luzes dos holofotes ficassem ainda mais fortes. Jaqueline foi manchete em vários jornais, destaque no Fantástico, viu seus seguidores no Instagram se multiplicarem e até ganhou cartum do Mauricio de Sousa.

Jaqueline, que chegou a cogitar estudar medicina, se identificou muito mais com a biomedicina assim que conheceu melhor a profissão. Ela conta que seu interesse era encontrar a cura de doenças, e que seguir o caminho da pesquisa foi natural. Resultado?

Ela é graduada em biomedicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, mestre em biotecnologia em saúde e medicina investigativa pelo Instituto de Pesquisas Gonçalo Moniz – Fundação Oswaldo Cruz (IGM-Fiocruz) e doutora em patologia humana e experimental pela Universidade Federal da Bahia em ampla associação com o IGM- Fiocruz.

Hoje é pós-doutoranda na Faculdade de Medicina da USP, mora em São Paulo desde 2019, e é bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O acúmulo de títulos de ensino superior é de família. Seus pais são formados pela Universidade Federal da Bahia (UFBA): a mãe é técnica de enfermagem e pedagoga. O pai é engenheiro civil, profissão que o irmão caçula também decidiu seguir – ele atualmente cursa uma segunda graduação, em matemática.

CURIOSIDADES

Dra. Jaqueline nasceu na Bahia um estado do nordeste brasileiro com paisagens que variam da costa tropical até a aridez do Sertão. A capital, Salvador, é conhecida por seu centro histórico, o Pelourinho, com uma rica arquitetura colonial do século XVII e assentado sobre a Baía de Todos-os-Santos. O Carnaval da cidade reúne foliões fantasiados que dançam ao som do samba e do axé em uma enorme festa de rua.

Foi homenageada como uma Barbie Role Model pela Mattel, na categoria Cientistas Heroínas, tendo uma boneca criada à sua semelhança, como símbolo de representatividade para crianças, sobretudo as negras.

Também foi nomeada uma das 20 mulheres de sucesso de 2022 no Brasil pela revista Forbes. A lista de Mulheres de Sucesso é lançada todo ano. O objetivo dessa lista é dar destaque ao protagonismo feminino. Isto é, mulheres brilhantes em suas áreas: das finanças às artes, da ciência à moda.

 

ADRIEL BISPO
INFLUENCIADOR LITERÁRIO BAIANO, DE APENAS 15 ANOS, PRODUZ CONTEÚDOS SOBRE DICAS DE LIVROS, FILMES, SÉRIES E ANIMES EM SUAS REDES SOCIAIS.

Adriel Bispo de Sousa, o garoto baiano que se tornou conhecido nas redes sociais por gostar de livros, ele publica impressões sobre as suas leituras diárias e dá dicas aos seus seguidores: “Uma coisa que eu aprendi com os livros é que livros são as melhores fontes de pesquisa que pessoas poderiam usar, e livros enchem a cabeça de sabedoria mais que jornais, revistas, celulares, etc.

Se você não gosta de ler lhe falarei uma coisa: você não sabe o que está perdendo”, aconselha o jovem leitor no seu perfil.

Foi por lá também que Adriel sofreu um ataque covarde. Ele recebeu uma mensagem racista dizendo que não deveria estar lendo por ser negro, além de outros absurdos.

A violência foi rebatida na própria rede social. Seguindo orientação de sua mãe, Adriel divulgou as mensagens sem revelar o autor. “Em pleno século 21, pessoas ainda são racistas? Atualizem-se. Insultos acabam com psicológico de pessoas fracas, esse tipo de coisa não me abala em nenhum ponto.

Aliás, tenho orgulho de ser negro. Aprende a escrever, cara. Isso não é um insulto, e sim um conselho”. A publicação “bombou” e criou uma imensa rede de solidariedade ao garoto, além de multiplicar seus seguidores, que já ultrapassam os 400 mil.

Adriel explica porque decidiu agir assim. “Eu não expus a pessoa porque acho que se expusesse ia propagar o ódio, e eu não queria isso. Na minha opinião, o ódio não se combate com mais ódio”, avalia o estudante, que não esperava tamanha repercussão e apoio.
Os seguidores que chegam agora encontram um garoto que divide seu tempo entre livros, tarefas da escola e pedidos de entrevistas, mas que nunca deixa de declarar seu amor pelas letras. Sua obra preferida é “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry. “Ele mostra a importância de não querer crescer tão rápido, ensina a aproveitar cada momento da infância”, explica.
Apesar de não ter colegas da sua idade com a mesma paixão pelos livros, Adriel sabe que tem influenciado garotas e garotos a começar a ler e descobrir novos mundos, assim como ele faz a cada dia. E sua atitude diante do episódio de racismo inspira garotas e garotos negros a terem orgulho de ser quem são e a não se calarem jamais.

Saiba Mais Sobre o Adriel

Este livro é baseado na história real do Adriel, o garoto que descobriu nos livros um superpoder para superar qualquer obstáculo: a educação.

 

A importância da representatividade na formação das crianças brasileiras é tratada nessa série de pílulas comandadas  pelos influenciadores mirins  Clarinha Larchete e Adriel.

 

KIZZMEKIA SHANTA CORBETT
IMUNOLOGISTA VIRAL E CIENTISTA

Kizzmekia Shanta Corbett é uma imunologista viral americana. Ela é professora assistente de imunologia e doenças infecciosas na Harvard T.H. Chan School of Public Health e Shutzer Assistant, também leciona no Harvard Radcliffe Institute desde junho de 2021.

Corbett nasceu em Hurdle Mills, Carolina do Norte, em 26 de janeiro de 1986, filha de Rhonda Brooks. Ela cresceu em Hillsborough, Carolina do Norte, onde tinha uma grande família de meio-irmãos e irmãos adotivos.

Corbett estudou na Oak Lane Elementary School em Roxboro e na AL Stanback Middle School em Hillsborough.

Sua professora da quarta série, Myrtis Bradsher, lembra-se de reconhecer o talento de Corbett desde cedo e encorajar a mãe de Kizzy a colocá-la em classes avançadas. "Eu sempre pensei que ela faria algo um dia. Ela pontilhou os is e cruzou os ts. O melhor em meus 30 anos de ensino", disse Bradsher em uma entrevista de 2020 para o The Washington Post.

Em 2004, Corbett se formou na Orange High School em Hillsborough, Carolina do Norte. Em 2008, Corbett graduou se em ciências biológicas e sociologia pela University of Maryland, Baltimore County (UMBC), como aluno do Meyerhoff Scholars Program.

Corbett está entre um grupo de recém-formados da UMBC (também incluindo Kaitlyn Sadtler) que ganharam destaque na biomedicina durante a pandemia de COVID-19.

 Em 2014, Corbett recebeu um PhD em microbiologia e imunologia da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill.

Para seu trabalho de doutorado, Corbett trabalhou no Sri Lanka para estudar o papel dos anticorpos humanos na patogênese do vírus da dengue.

Curiosidades

Em fevereiro de 2021, Corbett foi destaque na lista "Time100 Next" da Revista Time na categoria de Inovadores.

A Carolina do Norte é um estado do sudeste dos EUA com uma paisagem variada que inclui praias do Oceano Atlântico e a cordilheira dos Apalaches. Charlotte, a maior cidade do estado, é a casa do Carolina Panthers da NFL e abriga museus como o NASCAR Hall of Fame. O lema do estado ("First in Flight", os primeiros a voar) homenageia os irmãos Wright, que voaram com seu primeiro avião em Kitty Hawk, nas Outer Banks, ilhas barreiras repletas de praias bastante procuradas.

 

 

HENRY CASTRO ALMEIDA DO AMARAL
APRENDIZ DE MECÂNICO DE AUTOMÓVEIS LEVES

 

Santista por natureza, Henry sempre foi uma criança muito inteligente e apaixonada por carros, assim como qualquer outra, porém com o passar do tempo essa paixão pelas máquinas só aumentou. Com uma infância truculenta e um acesso difícil a brinquedos mais sofisticados, ele sempre se divertia com os seus carrinhos, vendo os carros passar na rua e sempre impressionava todos por saber falar o nome de quase todos os carros que passavam com apenas 3 anos.

Quando pequeno, era um bom aluno, porém com o passar do tempo e por problemas em casa perdeu muito rendimento dentro do ambiente escolar, quase foi reprovado na 6ª série por falta de interesse. No ano seguinte continuou com o mesmo desinteresse, até o momento do falecimento de seu avô, que era uma pessoa muito importante para ele, e foi morar em uma cidade vizinha com a sua avó. Após a mudança, seu rendimento na vida escolar começou a melhorar e ele passou a ser um dos destaques de sua turma, e assim continuou até o ensino médio.

Após a conclusão do ensino médio, a mãe de Henry disse que ele deveria passar um tempo na casa de seu pai caso ficasse sem trabalhar, ele revoltado disse que iria, mas para ficar por lá mesmo. Em fevereiro de 2022, seu pai disse que havia uma vaga na empresa que ele trabalhava e que conseguiria para o filho, Henry se mudou para Barretos, uma cidade do interior de São Paulo, porém quando ele se mudou, a vaga já estava ocupada. E lá ele se viu sem amigos, longe de casa e sem ter o que fazer, frustrado com a oportunidade que foi perdida, começou a procurar emprego em outros lugares, porém sem sucesso, foi quando seu tio ligou para o mesmo e disse que estava precisando de alguém para ser ajudante, ele sem hesitar, foi.

Se mudou para Campinas, outra cidade no interior de São Paulo, porém bem maior do que Barretos. Lá ele trabalhou em uma restauração de carros antigos, e isso resgatou aquela paixão antiga de criança que ele tinha pelos carros, que tinha sido ofuscada pelo tempo. Após trabalhar na oficina, ele trabalhou em uma fábrica de tecidos, em Piracicaba, cidade vizinha de Campinas, como auxiliar de montagem industrial. A fábrica era ao lado de um autódromo e com bastante frequência havia treinos naquele autódromo, ele ficava sempre observando os carros passando e escutando, sempre pensando que um dia ainda estaria lá. Durante esse período, ele teve um breve contato com a mecânica industrial, e consequentemente acabou gostando muito da profissão.

Pouco antes de finalizar seu serviço nessa fábrica, lhe apareceu uma oportunidade de ir ao autódromo para assistir um campeonato de drift, ele sempre amou o esporte, não pensou duas vezes antes de ir. No domingo, 10 de abril de 2022, acordou cedo, mal conseguiu dormir porque nesse dia seria sua primeira vez indo a um autódromo e mal esperava pra ver pessoalmente tudo o que só via por vídeos e fotos.

 Pegou um ônibus na rodoviária de Campinas e partiu cedo para Piracicaba, desceu na pista, em frente à fábrica que trabalhava que era o acesso mais próximo ao autódromo.

Começou a andar na direção do autódromo, quando foi se aproximando, já começava a escutar os carros no treino livre, e quanto mais perto chegava, mais ficava animado. Chegando lá, quando viu a primeira batalha, sentiu um arrepio, uma emoção tão forte que não tinha palavras para explicar. Esse foi definitivamente o melhor dia de sua vida. Naquele momento viu que todo o seu esforço não havia sido em vão, ficou no sol o dia inteiro, voltou pra casa com insolação, mas caso alguém perguntasse, ele faria tudo isso novamente sem pensar duas vezes. A conexão dele com a pilotagem e os carros era muito forte. Desde então, sabe que é lá o lugar onde quer estar.

Em seguida, saiu de Campinas, e se mudou para uma pequena cidade no sul de Minas Gerais a trabalho, Extrema. Chegando lá, sua vida mudou mais uma vez, no começo foi tranquilo, trabalhando na construção civil, mas quando terminou ficou sem serviço e acabou ficando um mês parado. Em seguida apareceu uma oportunidade para trabalhar reformando algumas treliças e lá ficou por um tempo. Tempos depois, apareceu outro trabalho na área da construção civil, nesse serviço, ele ganhou muita experiência na área da serralheria, aprendeu a soldar, operar ferramentas de corte e outras experiências da área.

Ao passar do tempo, acabou desgostando do trabalho porque viu muitas coisas ruins naquele ambiente, era um ambiente cheio de pessoas viciadas, ele estava longe de casa, e nessa época começou a consumir muito álcool. Continuou nesse ritmo até seu aniversário (setembro) que foi quando tomou uma decisão de voltar para sua casa em Santos.

Em outubro do mesmo ano, fez sua mudança, porém tinha algumas pendências para resolver em outras cidades ainda, foi para Barretos no final de outubro para o alistamento militar, e lá mesmo, fez uma promessa que pararia de beber por um ano para ver se conseguiria sair daquele ciclo, com muita luta, conseguiu resistir à todas as tentações, e festas comemorativas de família sem consumir nada de álcool, em novembro voltou para casa mas ainda não estava totalmente livre de suas obrigações, voltou para lá em dezembro e fez sua mudança definitiva.

Seu pai já havia falado para ele sobre o SENAI, que era uma escola muito conceituada e ele procurou saber sobre algum curso relacionado a carros, e encontrou um curso de mecânica de automóveis leves, fez a inscrição em Santos, passou pelo processo seletivo, mas nessa época, já estava trabalhando como garçom em um bar, em Santos. No começo de 2023, sua mãe o lembrou sobre o resultado da prova, ele pensou que não conseguiria passar, mas para sua surpresa, passou em 1º lugar no processo seletivo.

Contente com o resultado, foi no dia seguinte fazer a matrícula, e logo em seguida foi ofertado pelo SESI uma bolsa de estudos, ele aceitou, sem pensar duas vezes e logo em seguida foi contratado, porém havia um problema, ele ainda estava passando pelo processo seletivo do exército brasileiro, e isso o causou muita preocupação, pois não conseguiria manter sua vaga no curso que ele tanto queria e perderia seu emprego, felizmente, conseguiu ser dispensado na última fase, atualmente está cursando o curso de mecânica e é aprendiz do SESI.

 

IGOR TAVARES SILVA

Nasci aqui em Santos em outubro de 2004, tive uma vida bem tranquila em casa e com meus pais. Na escola e pelos meus amigos próximos, sou reconhecido por ser uma pessoa bem inteligente, focado e tranquilo diante de qualquer obstáculo.

Estudei parcialmente no ensino particular (educação infantil pública e o resto particular) e tendo acabado o ensino médio ano passado. Atualmente, curso Mecânico de Manutenção no SENAI de manhã, de noite, curso Eletrônica na ETEC, e agora, sou Jovem Aprendiz do SESI.

Para o meu futuro, busco aprimorar ainda mais minhas habilidades técnicas e sociais, ganhando experiências para me tornar um grande especialista na área.

CURIOSIDADES

  

Já desde criança, queria aprender muito mais sobre o mundo, aprendi a andar de bicicleta, patinete, patins e atualmente treinando minhas habilidades no skate. Pratiquei natação durante 3 anos e futsal por 1 ano e adoro filmes e séries que envolvem ficção cientifica e/ou mistério

Também sempre quis aprender algum instrumento para tocar, até tive algumas aulas de violão, mas quando chegou a pandemia, as aulas acabaram e fui deixando o violão de lado.

 

ARTHUR BARBOSA FORMAGGINI
ESTUDANTE DE MECÂNICA DE MANUTENÇÃO (1° SEMESTRE - (SENAI ANTÔNIO SOUZA NOSCHESE)

Meu nome é Arthur Barbosa Formaggini, tenho 17 anos (17/12/2005). Nasci em Santos mas passei a maior parte da minha infância em São Vicente, e atualmente moro em Praia Grande.

Moro com minha mãe e meu irmão de 10 anos, tenho um pai presente e uma linda namorada. Possuo orgulho em dizer que venho de uma criação humilde e trabalhadora, com muito amor, carinho e personalidade.

Sempre tive o estudo e a dedicação bem alinhados, sendo um ótimo aluno no sistema escolar. Estudei a maior parte da minha vida em escola pública.

 

CURIOSIDADES

Sou uma pessoa de gostos muito variados, e gosto disso. Navego por diversos tipos de estilo, cultura e movimento.

Tenho uma paixão descomunal por futebol, adoro estudar, analisar e discutir sobre táticas e história. Um torcedor ferrenho do Santos Futebol Clube, o maior time da Terra.

Meu gosto musical se resume em: MPB, Rap, Rock e Funk.

Curto Games também, jogos competitivos como CS:GO é meu favorito.

Me vejo também bastante politizado. Me interesso e estudo bastante sobre política e socioeconômica, enxergo que é extremamente importante analisar a sociedade onde vivemos.

E também gosto muito de trocar ideias com qualquer pessoa. Compartilhar e ouvir experiências faz parte de mim.

Passei em segundo lugar no vestibular do SENAI, para o curso Mecânico de Manutenção. Hoje estou contratado pelo SESI, e estou cursando o primeiro semestre do curso.

Já trabalhei por dois meses como Telemarketing.

Também já fui aluno destaque de trimestre três vezes no ensino fundamental, por boas notas e criatividade.

Estes são um dos poucos mas especiais feitos da minha pequena bagagem de vida, tenho certeza que com o SESI e o SENAI me tornarei outra pessoa!

 

 

 

 

Leia também